#cliquesdaborbols @borbols
Aqui está uma das inúmeras fotos que tenho postado pelas redes sociais,
Flickr borbols no Instagram @borbols e Olhares sempre gostei muito de fotografar, mas agora estou lendo, e estudando um pouco mais....com certeza melhorei muito.
Flickr borbols no Instagram @borbols e Olhares sempre gostei muito de fotografar, mas agora estou lendo, e estudando um pouco mais....com certeza melhorei muito.
fonte: Fotografia DG
A composição fotográfica é a ordem dos elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários, é também a qualidade estética que inclui textura, equilíbrio de cores e formas entre outras variáveis que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável de se ver.
A composição de imagem tem como objectivo alcançar um efeito emocional, passar um clima e quebrar a monotonia, pois compor não é só mostrar imagens bonitas mas sim fazer com que o espectador fixe a sua atenção nos pontos de interesse do assunto, esse interesse pode estar no primeiro plano, no meio ou atrás.
Em baixo deixo sete regras que poderá ter em conta para criar uma boa composição fotográfica
- Nenhuma regra é absoluta e existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto.
- A imagem deve ser simples para manter a atenção do espectador no assunto.
- Quando fotografa pessoas tente evitar ao máximo cortar as articulações.
- Deve utilizar fundos simples para que não roubem a atenção do assunto principal.
- São as cores que dão o clima apropriado. As cores quentes transmitem energia, os tons baixos dão um aspecto harmonioso e estável.
- O tamanho dos objetos também tem um peso visual. Assim como os tons escuros são mais pesados que os claros.
- Evite colocar elementos desnecessários. Cada elemento deve representar algo e fazer parte de um conjunto.
Regra dos terços
A regra dos terços é uma maneira simples de conseguir uma boa composição, e todos os que têm algum relacionamento com a fotografia já ouviram falar desta regra. Esta está em todos os livros de fotografia e até se encontra no manual da sua máquina fotográfica devido à sua importância.

De forma imaginária, divida a imagem observada no visor da sua câmara em três partes, tanto horizontais como verticais. Os quatro pontos de intercepção chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual na sua fotografia. Ao fotografar coloque o assunto principal e outros motivos de interesse nos pontos de intercepção das linhas ou segundo as mesmas.
As linhas horizontais podem ser utilizadas para colocar, por exemplo a linha do horizonte, esta deve ficar para baixo ou para cima da linha média consoante se pretende realçar o céu ou não. As linhas verticais são usadas por exemplo para colocar árvores e edifícios.
Quando o motivo se desloca deve fazê-lo da direita para a esquerda, caso contrário daria a sensação de estar prestes a chocar contra o lado vertical da fotografia, da mesma forma quando uma pessoa olha para o lado deve fazê-lo no mesmo sentido para não transmitir a sensação de claustrofobia.

Por outro lado, como lemos da esquerda para a direita, observamos as fotografias da mesma maneira, seguindo esta tendência podemos colocar o tema do lado esquerdo da imagem.
0 Comentaram, Falta Voce:
Postar um comentário
Obrigada por deixar seu comentário. Volte Sempre.